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FAQ

O meu jipe cheira a anticongelante e a água desaparece do vaso... O que poderá ser?

Um problema conhecido dos P38 são os orings do radiador da sofagem. Estes com o tempo tem a tendência para começar a perder água. Poderão comprovar facilmente metendo a mão na alcatifa do lado do passageiro e no fundo do tablier junto aos pés do lado do tunel central e verificar desta forma se está molhada, se estiver é quase garantido que o Range padece desta maleita.

A minha suspensão deu erro, e agora não sobe nem desce? Que posso fazer?

Esta situação, caso não se tenha conhecimento do mercado, pode tornar-se onerosa. Existe uma "tool" que é essencial para quem tem um P38, um laptop com o cabo de acesso OBDII que pode ser adquirido ou construído juntamente com o software cedido gratuitamente pela www.rswsolutions.com NOTA: O cabo poderá ser igualmente adquirido através de: www.ebay.co.uk

Quando deixo o range parado 2 ou mais dias fica sem bateria, o que poderá ser?

O Range Rover tem um sistema eléctrico único especificamente construído para o P38, este sistema é composto por uma centralina de comando global designada por BeCM (Body Electronic Control Module) que se encontra debaixo do banco do pendura, esta centralina é responsável pela gestão das restantes centralinas como por exemplo: do motor, da climatização, ABS, SRS entre outras. A BeCM tem dois modos de funcionamento, um modo Activo e outro em Hibernação ficando adormecida e apenas com um consumo residual de energia, basicamente quando acorda activa todos os sistemas do jipe e permite o seu funcionamento, quando se desliga o jipe ela assume o modo Hibernação passado uns minutos, controlando apenas periféricos como o alarme ou o "RF Receiver", muitas vezes o que acontece é que algo não deixa a BeCM adormecer continuando o consumo de energia elevado até a bateria estar demasiadamente fraca para rodar o motor de arranque ou mesmo completamente descarregada. Isto acontece por exemplo porque o sensor "RF Receiver" capta frequências erradas mas similares que "obrigam" a BeCM a acordar para as verificar, outra situação que pode acontecer tem a ver com os sensores volumétricos do alarme montados por cima do condutor no pilar B,  estes se estiverem avariados o alarme vai tentar comunicar com eles de x em x tempo não permitindo que a BeCM adormeça.

Posso adquirir uma "tool" para aceder às avarias do meu Range Rover?

Sim, mas, o Range Rover P38 usa um sistema unico de gestão que consolida todas as centralinas numa só, a chamada Body Electronic Control Module ou BeCM. Os sistemas normais de OBDII não conseguem aceder a centralinas acessórias como a BeCM, HEVAC ou EAS, não permite a sincronização de centralinas ou o teste de sistemas, para estas situações a melhor opção é uma tool propria, T4, TestBook ou Faultmate. Um Faultmate MSV 2 permite gerir TODA a electronica do range e é um elemento indespensavel para quem usa o range duma forma mais radical.

Podem ver mais informações sobre o Faultmate aqui:https://www.blackbox-solutions.com/