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 Este guia pretende ser apenas uma demonstração de como efectuar uma reparação mecânica, não nos responsabilizamos por danos ou algo decorrente do uso destes guias, se não se sente à vontade, ou não tem conhecimentos e/ou ferramentas para efectuar este processo recomendamos o recurso a profissionais especializados.

 

Deixo-vos aqui um upgrade que aumenta brutalmente a fiabilidade dos vossos ranges, diesel e a gasolina, todas as versões.

O range rover foi lançado em 94, e como não podia deixar de ser foi pensado apenas para um determinado clima.. ou seja, na Inglaterra á 16 anos atrás 20º andava tudo a morrer de calor. O que acontece é que a realidade mudou e não vivemos na Inglaterra, vivemos num pais que no verão passa facilmente dos 40º (se bem que este ano esteja dificil lol) então o que acontece?
O compartimento do motor do P38 é praticamente estanque á movimentação de ar, o seu capot é em forma de concha, tem borrachas nas laterais do capot e uma no corta fogo fazendo com que o ar quente (que sobe, lei da fisica ) fique preso dentro do compartimento e só possa sair por baixo.. Isto no nosso clima provoca uma refrigeração deficiente e a detrioramento dos materiais como borracha e plasticos, caixas de fusiveis, EAS, travões, etc...

Cá estão as borrachas que falava.
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Retirem a borracha do corta fogo, sim fica com mau aspecto pois é o que faz a terminação da manta corta fogo mas acreditem que os beneficios são imensos... aquele centimetro que se ganha entre o corta fogo e o capot vai deixar o ar sair do compartimento do motor não fritando tudo o que lá está dentro e deixando o motor arrefecer muito mais facilmente, facilmente constatam que o ponteiro da temperatura se move para baixo mais facilmente e se abrirem o capot depois dele estar a trabalhar percebem que a temperatura já não é tão elevada, reduz uns bons graus logo aumenta a durabilidade de certos componentes que não ficam resequidos e estaladiços... como a caixa de fusiveis (falha comum nos p38 a gasolina por exemplo)
 

O bom deste upgrade é que é sempre reversível e não existem custos associados.

Nos novos modelos esta falha já foi colmatada introduzindo entradas de ar laterais nos guarda lamas que permitem controlar a temperatura dentro do compartimento do motor.


Boas Reparações

COMO ANULAR A VALVULA EGR

 Este guia pretende ser apenas uma demonstração de como efectuar uma reparação mecânica, não nos responsabilizamos por danos ou algo decorrente do uso destes guias, se não se sente à vontade, ou não tem conhecimentos e/ou ferramentas para efectuar este processo recomendamos o recurso a profissionais especializados.

 

Esta alteração destina-se a motores MY98 e superiores que já tenham valvula EGR (os primeiros até 98 não têm EGR). 


Como é sabido não (ou quase não) existem extras para o P38.. Ora como cria anular a valvula EGR toca de tirar o tubo e criar eu proprio umas "tampas" para os colectores de escape e para a valvula em si, anulada mas ficou no sitio:

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Ora até estava tudo bem não fosse a valvula em si continuar ali a restringir o ar e a ocupar espaço..  vai daí pesquisei e eis que encontrei o santo graal.
Apresento-vos, o kit de anulação para o DSE:

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O kit não é específico para o DSE mas sim para o BMW 525tds/Opel Omega.. é tudo uma questão de pesquisa. Adquirido atraves do Ebay.co.uk basicamente vem completo para que possam anular a EGR sem ter que adaptar nada, é troca directa, "plug & play", no meu caso como já não tinha o tubo que vem do escape optei por adaptar o kit para retirar uma parte. Ficam fotos do kit já acabado e comparado com a antiga:

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Comparação da antiga EGR com a "Nova", reparem na diferença interior.

Antiga:
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Nova:
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E o trabalho final ficou assim:
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Espero que ajude, desta vez não escrevi o procedimento em si porque é mesmo só tirar os parafusos e voltar a por no sitio.

Boas Reparações

COMO MONTAR FAROIS DE LONGO ALCANCE NO RANGE ROVER

 

Este guia pretende ser apenas uma demonstração de como efectuar uma reparação mecânica, não nos responsabilizamos por danos ou algo decorrente do uso destes guias, se não se sente à vontade, ou não tem conhecimentos e/ou ferramentas para efectuar este processo recomendamos o recurso a profissionais especializados.

 

 Começando pela instalação não necessitam de "inventar a roda", basta procurarem numa concessão oficial ou junto de uma loja que venda artigos originais pela peça descrita em baixo:

O kit que é necessário tem o part number STC 8884 e tem este aspecto:

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Nesta segunda foto pode ver-se o pormenor da ficha que liga à ficha do farol do lado direito (uma liga ao farol e a outra à cablagem do carro - faz uma espécie de bypass) e das duas fichas que ligam aos faróis:

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Na terceira foto pode ver-se o pormenor do suporte do relay (com o relay) com um fusivel incorporado e os dois terminais que ligam à bateria e ao ponto de massa.

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Ficam igualmente as instruções de montagem, bem simples por sinal :

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Depois apenas têm de montar os farois no sitio pretendido e está feito.

Depois de montado este é o aspecto final:

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Boas reparações.

COMO MONTAR UM SENSOR DE NÍVEL DO VASO DE EXPANSÃO 

 

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Sendo uma parte sensivel de qualquer carro, e mais importante ainda, numa viatura todo o terreno, que pode estar nos sitios mais exigentes e complicados é fundamental a prevenção de possíveis avarias que se poderão tornar catastróficas, desta feita, vamos abordar o sistema de refrigeração e proceder à montagem dum sensor de nível que deveria vir montado de origem.

 
Os reservatórios, o de origem (sem sensor) e o de substituição: 
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O deposito é do BMW M3, 93 a 98 (E36), os encaixes são os mesmos do original, as dimensões tambem, apenas com diferenças minimas por existirem diferenças na saida da agua, no original o tubo de saida do vaso sai na diagonal, no M3 sai a direito e é mais largo o diametro do tubo. ( Nota: Na parte de baixo, existe um tubo extra no 4.6 pelo que para efectuarem este upgrade necessitam fazer uma pequena alteração, têm de instalar um T para ligar o tubo que entra debaixo do deposito ao tubo "geral")

Terão que efectuar um trabalho relativamente ao sensor em si, ou tentam arranjar a ficha original para ligar ao sensor ou então terão que adaptar/soldar uma ficha ao sensor, eu optei por soldar 2 fios e por uma ficha simples comprada uma casa de electrónica (visível 2 fotos acima).

Aqui já montado no sitio, tive que efectuar algumas alterações de recurso, primeiro, acrescentei o tubo de descarga para que a agua corra para o chão inves de para cima da cava da roda, depois tive que encurtar o tubo "geral" para ele não vincar visto que entra num angulo diferente:

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Bem da parte do motor já só precisam de fazer as ligações neste caso, massa, podem usar um ponto de massa logo ao lado do vaso, liguem á ficha e está feito, está pronto do lado do motor:


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Posto isto, passam para dentro, para não interferir com a becm fiz um sistema directo e simples, arranjem um led que imita os alarmes, (disponivel em qualquer grande superficie que venda material automovel), led vermelho que pisca intermitente e coloquem no painel, poderão aplicar directo noutro sitio e saltar a desmontagem do painel em si:
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Liguar a ficha e os fios todos ao Relé:
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Comprem um relé reversível com 5 terminais,  ligam o fio de massa que vem do sensor ao 86, liguem o positivo (que ligue com a ignição com a chave na posição 2) ao 30 e ao 85, e liguem o fio que sai do 87a á lampada, no outro fio da lampada liguem á massa.

Já colocado no sitio definitivo:
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Para quem quiser colocar o simbolo no painel é um trabalho de precisão, têm que retirar a tinta preta, depois colar, eu fiz  com fita preta e recortei o triangulo (foi o unico simbolo de perigo que me lembrei para simbolo da falta de agua no radiador lol) e cá está ele:

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e cá está ele a funcionar, o simbolo fica a piscar para chamar a atenção:

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e pronto, ficou feito.