Como trocar uma cruzeta de transmissão
Este guia pretende ser apenas uma demonstração de como efectuar uma reparação mecanica, não nos responsabilizamos por danos ou algo decorrente do uso destes guias, se não se sente à vontade, ou não tem conhecimentos/ferramentas para efectuar este processo recomendamos o recurso a profissionais especializados.
Dificuldade: Media Baixa.
Ferramenta necessária:
Um bocado de madeira ( um cubo de madeira irá ajudar para colocar o veio quando precisar de martelar em cima para não marcar)
Uma chave de bocas 14mm
Uma chave de bocas 9/16
(poderá ser usada uma chave especifica comprada para o efeito)
Martelo
WD40 (ou outro similar)
Um "bit" de chave de caixa 19mm (de preferencia usado pois vão martelar em cima)
Um alicate de freios (de fechar)
Pistola de Massa
Reparação:
Depois de verificar e concluir que será uma cruzeta de transmissão a responsavel pela vibração e barulho que o jipe está a fazer à que proceder á sua mudança.
Ponham o jipe num sítio plano onde possa andar livremente para a frente e para trás (isto ajudará a rodar os veios para desapertar as porcas), elevem a suspensão para a posição de offroad e abram a porta ou a mala antes de desligar o jipe para inibirem o sistema e evitar que desça, não fechem a mala enquanto não acabarem a reparação.
Posto isto passamos agora à acção, neste caso iremos retirar o veio da frente dum DSE:
Aspecto do cardan do lado da caixa de transferências:
Aspecto do lado do diferencial da frente:
É necessário retirar o veio fora e para isso terão que retirar os 4 parafusos de cada um dos cardans:
É necessário ir rodando o veio para ter acesso aos parafusos, poderão levantar o jipe ou ir empurrando/puxando o jipe por forma a que os veios rodem, é mais dificil mas mais seguro pois terão sempre as 4 rodas no chão.
Veio fora, passamos agora à substituição da cruzeta em si, a cruzeta é a peça em forma de "X" que liga o veio e a pequena falange que compoem o cardan, nesta foto é visivel a dita cruzeta danificada:
Antes de mais é preciso limpar a terra e outros detritos que se acumulam e agarram á massa consistente que vai escapando da lubrificação para que posteriormente se possa retirar os freios que mantem os rolamentos de agulhas da cruzeta no sitio:
Posto isto, retiramos os freios com ajuda dum alicate de freios e alguma pericia:
Retirados os freios, é necessário empurrar os rolamentos para fora do encaixe, um truque que se pode usar é com um "bit" de chave de caixa de 19mm, com calma vão batendo na chave, não centralmente, mas nos cantos como se fosse um relogio, 12 horas, 6 horas, 9 horas, 3 horas, sempre assim até sair o rolamento do lado inverso, MUITO IMPORTANTE: Retirar primeiro os rolamentos que seguram a falange pois torna o processo mais simples:
Cruzeta velha Vs Cruzeta nova:
Retirada a cruzeta, é necessário proceder à limpeza dos encaixes do veio, procedemos então à montagem, desta vez começem pelo veio para tornar o processo mais simples, com calma, retirem os 2 rolamentos da cruzeta nova que irão aplicar, encaixem a cruzeta sem os rolamentos nos encaixes do veio e com muita calma ponham os rolamentos devagar por cima e por baixo, pousem o rolamento debaixo e vão dando uns toques com o martelo no rolamento de cima para encaixarem no sitio, depois com ajuda do "bit" encaixem até chegar á linha do freio.
Chegado ao sitio, é necessário recolocar o freio:
Virem o veio e repitam o processo do outro lado, quando acabarem do lado do veio repitam as instruções para a falange até acabarem com os 4 freios postos.
Concluída a montagem, é rever-te o processo para o voltar a por no sitio.
Aperta-se os parafusos à caixa e ao diferencial e feito.
Aproveitando que estão debaixo do jipe encham os pontos de massa restantes do veio da frente e de trás.
Reparação concluída :)