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Como trocar uma cruzeta de transmissão

29-05-2010 22:49

Este guia pretende ser apenas uma demonstração de como efectuar uma reparação mecanica, não nos responsabilizamos por danos ou algo decorrente do uso destes guias, se não se sente à vontade, ou não tem conhecimentos/ferramentas para efectuar este processo recomendamos o recurso a profissionais especializados.

Dificuldade: Media Baixa.

Ferramenta necessária:

Um bocado de madeira ( um cubo de madeira irá ajudar para colocar o veio quando precisar de martelar em cima para não marcar)

Uma chave de bocas 14mm

Uma chave de bocas 9/16

(poderá ser usada uma chave especifica comprada para o efeito)

Martelo

WD40 (ou outro similar)

Um "bit" de chave de caixa 19mm (de preferencia usado pois vão martelar em cima)

Um alicate de freios (de fechar)

Pistola de Massa

Reparação:

Depois de verificar e concluir que será uma cruzeta de transmissão a responsavel pela vibração e barulho que o jipe está a fazer à que proceder á sua mudança.

Ponham o jipe num sítio plano onde possa andar livremente para a frente e para trás (isto ajudará a rodar os veios para desapertar as porcas), elevem a suspensão para a posição de offroad e abram a porta ou a mala antes de desligar o jipe para inibirem o sistema e evitar que desça, não fechem a mala enquanto não acabarem a reparação.

Posto isto passamos agora à acção, neste caso iremos retirar o veio da frente dum DSE:

Aspecto do cardan do lado da caixa de transferências:

 

Aspecto do lado do diferencial da frente:

 

É necessário retirar o veio fora e para isso terão que retirar os 4 parafusos de cada um dos cardans:

 

É necessário ir rodando o veio para ter acesso aos parafusos, poderão levantar o jipe ou ir empurrando/puxando o jipe por forma a que os veios rodem, é mais dificil mas mais seguro pois terão sempre as 4 rodas no chão.

Veio fora, passamos agora à substituição da cruzeta em si, a cruzeta é a peça em forma de "X" que liga o veio e a pequena falange que compoem o cardan, nesta foto é visivel a dita cruzeta danificada:

 

Antes de mais é preciso limpar a terra e outros detritos que se acumulam e agarram á massa consistente que vai escapando da lubrificação para que posteriormente se possa retirar os freios que mantem os rolamentos de agulhas da cruzeta no sitio:

 

 

Posto isto, retiramos os freios com ajuda dum alicate de freios e alguma pericia:

 

 

Retirados os freios, é necessário empurrar os rolamentos para fora do encaixe, um truque que se pode usar é com um "bit" de chave de caixa de 19mm, com calma vão batendo na chave, não centralmente, mas nos cantos como se fosse um relogio, 12 horas, 6 horas, 9 horas, 3 horas, sempre assim até sair o rolamento do lado inverso, MUITO IMPORTANTE: Retirar primeiro os rolamentos que seguram a falange pois torna o processo mais simples:

 

Cruzeta velha Vs Cruzeta nova:

 

Retirada a cruzeta, é necessário proceder à limpeza dos encaixes do veio, procedemos então à montagem, desta vez começem pelo veio para tornar o processo mais simples, com calma, retirem os 2 rolamentos da cruzeta nova que irão aplicar, encaixem a cruzeta sem os rolamentos nos encaixes do veio e com muita calma ponham os rolamentos devagar por cima e por baixo, pousem o rolamento debaixo e vão dando uns toques com o martelo no rolamento de cima para encaixarem no sitio, depois com ajuda do "bit" encaixem até chegar á linha do freio.

Chegado ao sitio, é necessário recolocar o freio:

Virem o veio e repitam o processo do outro lado, quando acabarem do lado do veio repitam as instruções para a falange até acabarem com os 4 freios postos.

Concluída a montagem, é rever-te o processo para o voltar a por no sitio.

Aperta-se os parafusos à caixa e ao diferencial e feito.

Aproveitando que estão debaixo do jipe encham os pontos de massa restantes do veio da frente e de trás.

Reparação concluída :)